Planejamento financeiro: saiba como juntar dinheiro para comprar um apartamento

Planejamento financeiro: saiba como juntar dinheiro para comprar um apartamento

Não aguenta mais pagar aluguel, mas não sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Com tantas contas a serem pagas todos os meses é comum achar que não tem mesmo jeito. Mas tem.

Há vários truques e dicas para que você se organize de forma a conseguir o suficiente para dar uma boa entrada. Depois, é só substituir o aluguel pela prestação do financiamento e pagar pelo o que é seu.

Entenda como pode ser mais fácil do que você imagina dar adeus ao aluguel.

Faça um planejamento detalhado

Para a maioria absoluta das pessoas, só há como juntar dinheiro para comprar apartamento com um planejamento bem detalhado. Isso significa colocar os pés no chão e na ponta do lápis todos os seus gastos.

Seja realista e avalie o quanto você realmente pode poupar sem passar aperto. A dica aqui é apostar em uma planilha eletrônica.

Coloque nela todos os seus ganhos e despesas – inclusive as sazonais, como: IPVA, compra de material escolar e IPTU, por exemplo. Essa planilha funcionará como um fluxo de caixa. Conhecendo os gastos é possível projetar esses valores para os meses futuros.

Não deixe o dinheiro parado, invista!

Depois que colocar tudo na planilha, observe o quanto sobra por mês. Se perceber que consegue sobrar R$ 500, converse com seu gerente sobre a melhor aplicação para esse dinheiro. Há várias opções, mas antes é preciso descobrir qual o seu perfil de investidor.

Algumas aplicações oferecem liquidez, mas restringem o acesso aos valores por determinado tempo. Outras são mais ousadas e oferecem mais riscos. Seja qual for a sua escolha, não esqueça de incluir esse valor de investimento mensal na sua planilha. Pense nele como uma obrigação e não o use para nenhum outro fim.

Quite todas as suas dívidas

Não tem como juntar dinheiro para comprar um apartamento por causa das dívidas? Então, mais uma vez, coloque tudo no papel e comece a negociar.

Não se esqueça que para pegar um financiamento é preciso estar com o nome limpo. Converse com seus credores e, se for necessário e possível, vá pagando parcelado. Se conseguir pagar e poupar, melhor ainda.

Caso contrário, elimine as dívidas primeiro e depois comece a fazer sua reserva estratégica, sem pendências que possam atrapalhar a compra da casa própria.

Faça cortes estratégicos no orçamento mensal

Ainda quer saber como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Basta cortar o que você não precisa. Faça um exercício simples. Olhe para as anotações do mês passado e procure se lembrar de tudo o que você comprou. Com certeza muitas coisas não eram necessárias.

Por outro lado, reduza ou corte algumas contas. Deixe de comer na rua, reduza o pacote ou elimine a TV a cabo e reveja o custo com academia.

Pense duas, três, quatro vezes antes de comprar por impulso e reduza as saídas e viagens. Claro que você tem que se divertir. Mas pode abrir mão de alguns exageros em prol do seu apartamento próprio, já que esse é o seu objetivo. Com clareza disso, fica mais fácil cortar despesas.

Dê adeus ao cartão de crédito

Se você ainda não se deu conta do absurdo que é pagar mais de 270% ao ano, está na hora de quebrar seu cartão. Compre apenas o que for necessário à vista e esqueça o rotativo.

No máximo, deixe-o guardado para alguma emergência. Para não cair em tentação, a sugestão é deixar o cartão em casa, bem escondidinho, quando sair. Lembre-se: o cartão de crédito pode ser o maior inimigo para quem não sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento.

Quanto dinheiro juntar?

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento, é bom pensar em quanto você vai precisar. Para conseguir um financiamento imobiliário é necessário dar uma entrada. O valor mínimo geralmente fica em torno de 20% a 30% do valor do imóvel. Mas é claro que quanto mais você juntar, menos juros vai pagar.

Por outro lado, não se guie muito pelo valor do seu aluguel. Uma boa dica é procurar guardar 30% da sua renda – que é o que deve corresponder à parcela do financiamento. Assim, você já vai se acostumando a reservar essa quantia todos os meses e não vai passar sufoco quando for pagar a casa própria.

Mas atenção, lembre-se que é preciso guardar dinheiro também para os extras. Há toda uma parte burocrática que significa gastos, como documentação, certidões, taxas administrativas, seguros, condomínio, etc. Tudo precisa ser contabilizado para você não acabar enrolado.

Agora sim, você já sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento e está pronto para começar uma nova vida, longe do aluguel. Aproveite nossas dicas e invista na sua casa própria.

Quer saber mais sobre como comprar seu apartamento novo? Deixe aqui sua sugestão e continue acompanhando nossos posts!