CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS

Certificação LEED

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é o principal selo para edificações sustentáveis no país, reconhecida nacionalmente e internacionalmente. A Rio Verde tem todo know-how para seguir os requisitos necessários para a certificação da construção.

Foi o caso, por exemplo, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain, em Capivari (SP), construído pela Rio Verde e que obteve a certificação LEED Gold em 2017, seguindo o desejo da matriz de atendendo aos padrões mundiais de sustentabilidade.

Empreendedor AQUA

A Rio Verde foi a primeira empresa do interior paulista a receber o título de “Empreendedor AQUA”, em 2014. Esse título é concedido pela fundação Vanzolini, às instituições que possuem ao menos quatro empreendimentos certificados AQUA-HQE. Até o momento, a Rio Verde tem o grande orgulho de ter 07 empreendimentos imobiliários que já obtiveram a certificação AQUA-HQE, ou que estão em processo de certificação. Com isso a empresa detém o título de “Empreendedor AQUA”.

Confira abaixo sobre a certificação AQUA-HQE.

Certificação AQUA-HQE (Alta qualidade ambiental)

A certificação AQUA-HQE é uma chancela internacional da construção sustentável desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptada ao Brasil.

A Rio Verde se orgulha de já ter conquistado a certificação AQUA-HQE três de seus empreendimentos imobiliários e estar na fase final do processo de certificação para outros quatro empreendimentos, o que denota nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Desde a elaboração do projeto – que procura valorizar a iluminação e a ventilação natural, diminuindo o uso de energia elétrica – até a execução da obra e a preocupação com o entorno, a sustentabilidade é levada seriamente em consideração.

Nos canteiros de obras são adotadas medidas que contribuem para a redução da emissão de gás carbônico, economia de água e energia, diminuição da geração de resíduos e destinação adequada dos mesmos e diminuição do impacto no entrono da obra. Destaque para a utilização de materiais de construção certificados e com procedência comprovada, adoção da coletiva seletiva, parcerias locais com cooperativas de reciclagem de materiais, ações contra desperdícios de recursos hídricos e de energia elétrica, utilização da agua de chuva, adoção de recicladoras de entulho, lava rodas e uso de equipamentos de baixa emissão de carbono.

Todas as medidas geram benefícios aos moradores dos empreendimentos Rio Verde, tais como:

• Economia de Água:
Sensores de movimento para acionamento da iluminação das áreas sociais, uso de sistemas, lâmpadas e elevadores mais eficientes diminuem o consumo de energia, gerando menor custo na conta.
• Economia de Energia:
Sistemas economizadores de água em torneiras, bacias e chuveiros e infraestrutura para medição individualizada de água nos apartamentos, diminuem o consumo de água, refletindo em um menor custo na conta.
• Gestão de resíduos:
Um local mais limpo e consciente, entregue com áreas para armazenamento de resíduos recicláveis e orgânicos, proporcionando a coleta seletiva de resíduos.
• Conforto térmico e acústico:
Os projetos são concebidos a partir de simulações em eficiência energética e conforto acústico visando proporcionar um ambiente mais saudável.
• Maior valor patrimonial ao longo do tempo:
Com a evolução da consciência coletiva para a importância da sustentabilidade, associado aos benefícios acima citados, os empreendimentos tem tendência de valorização patrimonial crescente.
2018 © Rio Verde | Todos os Direitos Reservados