5 maneiras de valorizar ainda mais sua varanda gourmet

5 maneiras de valorizar ainda mais sua varanda gourmet

Se você mora em um apartamento com varanda, já pode se sentir um privilegiado. É que muita gente sonha em ter um espaço ao ar livre dentro de casa, em plena cidade. Melhor ainda é que esse ambiente seja versátil – característica que pode ser facilmente alcançada com algumas mudanças na decoração.

Esse cantinho muito especial de convivência com a família e os amigos pode ser ainda mais funcional e valorizado se algumas providências simples e de muito bom gosto forem tomadas. Veja como transformá-lo em uma varanda gourmet de forma rápida, prática e charmosa.

1 – Bancada de apoio valoriza sua varanda gourmet

Não importa o tamanho da varanda: ela pode ser transformada em um espaço gourmet em poucos passos. O primeiro deles é investir em uma bancada.

Você decide o modelo de bancada de acordo com a funcionalidade que deseja dar ao ambiente. É possível instalar uma bancada para a churrasqueira, a grelha, ou simplesmente transformá-la em apoio para servir refeições.

A boa notícia é que dá, também, para aproveitar o espaço embaixo da bancada incrementando-o com uma adega. O ambiente ganharia em charme e sofisticação!

2 – Instale um frigobar ou geladeira

O ideal é que a varanda gourmet esteja equipada para ser um ambiente praticamente independente do restante da casa. Por isso, considere a possibilidade de colocar uma geladeira, ou mesmo frigobar, no local.

Há modelos belíssimos, como os coloridos em estilo vintage, que agregam grande valor estético ao ambiente. Se preferir a decoração clean, geladeira ou frigobar inox são alternativas que completam o visual com muito bom gosto.

3 – Aposte em um mobiliário rústico

O estilo rústico é grande tendência na decoração moderna. Ele passa a sensação de aconchego, ideal para tornar as horas de lazer com os amigos na varanda gourmet ainda mais agradáveis.

Opte por materiais que remetem à natureza, como madeiras e fibras. Se a sua varanda for aberta, escolha fibras sintéticas, que são mais resistentes ao tempo, e por tecidos impermeáveis para as almofadas, como o acquablock.

Móveis de madeira de demolição também ficam supercharmosos, como sofás, mesas e poltronas. Combine com ferro, vidro, azulejos hidráulicos e/ou tijolo maciço. Aposte nos detalhes em fibras naturais, como cestarias – inclusive para guardar louças e talheres.

4 – Plantas e flores dão ainda mais charme à varanda gourmet

Leve a natureza para dentro de casa e crie um espaço diferenciado. Avalie o tamanho da sua área e invista nas várias formas de usar plantas e flores para caprichar ainda mais na decoração.

Se puder, adquira tamanhos diferentes de vasos para criar um clima acolhedor. Você pode optar por árvores frutíferas em vasos, como jabuticabeira e acerola, ou decorativas, como o ficus. Faça um contraponto com buchinhos, em vasos menores, ou outros tipos de arbustos.

As flores também dão um toque especial. Se o espaço for reduzido, pontue-o com espécies coloridas – como kalanchoes, bromélias e margaridas – sobre a bancada e as mesas de apoio.

E fazer uma horta vertical em uma das paredes, então? Você vai presentear seus amigos com ervas fresquinhas colhidas diretamente das espécies cultivadas na sua varanda gourmet.

5 – Feche sua varanda gourmet com cortina de vidro

Quer valorizar – e aproveitar – ainda mais sua varanda? Feche-a com cortina de vidro. O sistema de envidraçamento reiki dá mais visibilidade para você curtir o visual, a paisagem, e ainda usufruir do ambiente com mais conforto, independentemente do clima.

Além de proteger contra o vento e a chuva, a cortina de vidro também colabora para a manutenção diária do local, evitando o acúmulo de poeira quando o ambiente não estiver sendo usado.

Ainda é possível aplicar película protetora. Algumas, inclusive, têm proteção contra os raios UV, ajudando a preservar sua saúde.

Varanda gourmet: cheia de charme e com o seu jeito de ser

O importante é que o local reflita o seu estilo e seja prático para o dia a dia. Com essas e outras ideias, você transforma qualquer sacada em uma varanda gourmet muito charmosa e versátil.

E então, está pronto para presentear os amigos com as suas criações gastronômicas em um ambiente superespecial?

Tem mais ideias para incrementar sua varanda? Deixe sua sugestão aqui nos comentários e continue acompanhando nossos posts!

Participe da discussão