Valorização de imóveis: veja detalhes na obra que contribuem.

Valorização de imóveis: veja detalhes na obra que contribuem.

Além da localização, a infraestrutura do bairro, a vizinhança, a mobilidade urbana, entre outros fatores, há detalhes em um empreendimento que fazem toda a diferença na valorização de imóveis.

São detalhes, muitas vezes estéticos, no acabamento da obra que enriquecem os ambientes da casa ou do apartamento.

A qualidade da matéria-prima utilizada nos empreendimentos, em especial na fase de acabamento da obra, torna as edificações mais bem avaliadas.

Investir nesses detalhes demonstra também a preocupação do responsável pela obra com a qualidade do imóvel. Esse cuidado pode aparecer em cada etapa, com os mais diferentes profissionais. Desde o arquiteto, passando pelo decorador, e até pela construtora, quando opta por materiais mais trabalhados no memorial descritivo do imóvel. Um documento que deve ser analisado com atenção na hora da escolha do bem que se vai adquirir. Afinal, a valorização de imóveis deve ser uma das preocupações de quem deseja investir em uma casa, apartamento, terrenos, etc.

Dentro deste cenário, listamos alguns itens que potencializam a valorização de imóveis.

São detalhes que acabam ganhando destaque e se tornam também um diferencial do imóvel.

  • Pisos e azulejos que contribuem para a valorização de imóveis

Os pisos e azulejos se tornaram verdadeiros itens de decoração da casa. O mercado de designer de interiores dispõe de uma gama imensa de opções de revestimentos, com infinita diversidade de tamanhos, cores, texturas.  

Inclusive, os pisos e azulejos, hoje em dia, não se restringem às “áreas frias” do imóvel. Eles ganharam novas versões e com elas os outros cômodos da casa.  

Na avaliação do imóvel: atente-se para a manutenção do piso. Riscos, rachaduras, manchas e desgastes no brilho são indícios de baixa qualidade no material. Observar minuciosamente o aspecto dos revestimentos funciona como bom termômetro.

  • Luz, câmera, valorização

O projeto de iluminação fala muito do empreendimento. Ele tem o poder de modernizar o imóvel. Uma iluminação planejada ressalta aspectos positivos do imóvel e demonstra cuidado com o bem que está sendo comercializado.

A iluminação do imóvel é um item que, geralmente, passa despercebido na hora de comprar um imóvel. Exceto em imóveis que têm um lustre ou uma luminária diferenciada.

Um belo lustre na sala ou no quarto do casal deixa de ser um detalhe na decoração para ser a grande estrela do ambiente. Um único item que tem o poder de fazer toda a diferença no cômodo e, claro, na valorização de imóveis.

  • Papéis e adesivos de parede

Sofisticados, modernos, temáticos. Os papéis e adesivos de parede estão cada vez mais presentes na decoração de casas e apartamentos. Uma única parede revestida com papel de parede pode transformar o ambiente.

É um recurso muito utilizado na decoração das áreas comuns dos novos empreendimentos: área de lazer, salão de jogos e espaço kids, salão de festas e no hall do edifício, o ambiente que é o cartão de visitas do prédio.

  • A pintura

A pintura das paredes da casa ou apartamento também é um ponto alto na valorização de imóveis.

Ela tem interferência em uma série de quesitos dentro e fora de um imóvel, por exemplo:

  • Revela as imperfeições da parede – desnível, furos, porosidade, etc.;
  • Se há umidade, infiltração ou qualquer outro problema do gênero no imóvel;
  • Na sua manutenção – tintas de baixa qualidade dificultam a higienização das paredes;
  • Pode contribuir com a sensação de amplitude dos cômodos.
  • As louças do imóvel

Os vasos, e pias da cozinha e banheiros são as louças do imóvel. E se você não se atenta a estes detalhes, deveria prestar atenção!

Oferecer conforto e beleza nos banheiros e na cozinha também contribui com a valorização do bem.

  • Acessórios de metal

As torneiras e as maçanetas, definitivamente, não são detalhes em um imóvel.

Elas chamam a atenção desde o primeiro contato com ele.

Extremos à parte, os acessórios de metal revelam muito sobre o imóvel, sobretudo, o cuidado que tiveram – ou não – com a manutenção do bem.

Acessórios de baixa qualidade podem, eventualmente, enferrujar e comprometer a imagem do imóvel de forma irreversível.

Para morar ou alugar, a preocupação com a valorização do imóvel deve ser permanente. Fique atento, seja criterioso e faça bons negócios.   

Na busca pelo novo endereço, o que atrai você na busca pelo imóvel mais bem valorizado? Deixe seus comentários e acesse o blog para mais conteúdos como esse.

Participe da discussão