Vai comprar um imóvel? Confira o passo a passo até a entrega das chaves!

Vai comprar um imóvel? Confira o passo a passo até a entrega das chaves!

Compreender melhor o processo de aquisição do imóvel tão sonhado é muito importante, visto que esse é um investimento que envolve valores elevados e pode ter uma burocracia considerável no Brasil. No entanto, muitos não têm um bom domínio dos trâmites e a falta de conhecimento das etapas de compra pode atrasar o processo e gerar dores de cabeça.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

 

  1. Proposta de compra

O primeiro passo para a compra do imóvel escolhido é, usualmente, a realização da proposta de compra. O cliente formula a sua proposição e é importante que esta seja realista, visto que propostas muito fora do preço de mercado tenderão a não serem aprovadas. Uma vez enviada a proposta, esta é encaminhada para uma pré-análise, que envolverá a comprovação de capital e condições de financiamento, se for o caso.

Com a pré-análise aprovada, libera-se a minuta do contrato para assinatura do cliente.

 

  1. Contrato

A etapa seguinte é a assinatura do contrato em si, na qual o cliente envia toda a sua documentação para a construtora ou incorporadora , para que ela finalmente dê a aprovação financeira final.

São várias as documentações que você precisa enviar, tanto para unidades na planta quanto para imóveis prontos. Cada empresa terá as suas demandas próprias, mas, em linhas gerais, os mais essenciais são os pessoais, como RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento, além de comprovante de residência e contracheque ou holerite.

 

  1. Visita à obra

Se a compra foi realizada ainda na planta, no decorrer da construção do empreendimento, é natural que o cliente seja convidado pelas incorporadoras para acompanhar de perto os detalhes da obra e sua evolução.

Além de ser uma maneira inteligente de observar se a construção está dentro do cronograma, você também pode ter uma ideia mais completa sobre a realidade da vizinhança e começar a pensar em detalhes, como a decoração da sua unidade.

 

  1. Vistoria

Embora algumas pessoas não valorizem essa etapa, a vistoria do imóvel também é muito importante, uma vez que, junto ao representante designado pela incorporadora, o cliente pode conferir se a sua unidade está de acordo com o que foi planejado e com o que foi previamente acordado no momento de assinatura do contrato.

Tenha olhos atentos e observe se tudo aquilo que constava no memorial descritivo será, efetivamente, entregue para você. Cheque com atenção todos os itens que constam na planilha de vistoria apresentada pelo representante da construtora.

 

  1. Repasse – Financiamento bancário

Nessa etapa, o cliente escolherá o banco que irá financiar o seu imóvel, se necessário. Se este for o seu caso, será muito importante prestar atenção aos valores, aos juros e à forma de pagamento. Essa pode não ser uma tarefa das mais simples para uma pessoa comum, mas algumas incorporadoras, como a Rio Verde, oferecem o serviço de Assessoria de Financiamento Imobiliário.

Ele pode ser extremamente valioso para auxiliar em todas as etapas do processo de financiamento da sua unidade. Você começa fazendo a simulação junto ao banco, que depois recolherá seus documentos para fazer a análise de crédito e a análise jurídica. Com a aprovação, o banco envia o quadro de valores para a validação do cliente.

O passo seguinte é analisar as informações sobre o pagamento das custas, como o ITBI, o Registro, além da diferença do saldo devedor e assim por diante. Após essa etapa, é agendado a assinatura do cliente no contrato de financiamento bancário e recolhimento das custas. Com todas as assinaturas e o ITBI recolhido, a assessoria financeira pode dar a entrada no cartório de Registro de Imóveis, terminando com a prestação de contas e a entrega ao cliente da sua via registrada.

 

  1. Instalação do condomínio

Nessa etapa, o empreendimento deixa de ser uma obra e passa a ser um condomínio, com a eleição de síndico e corpo diretivo. Essa etapa é, na realidade, uma espécie de passagem de responsabilidades que antes eram da construtora. O condomínio passa a existir com seus deveres e obrigações.

 

  1. Entrega das chaves

Por fim, chegamos até a etapa final, que é a entrega das chaves propriamente dita. É nesse momento que o cliente vira o efetivo proprietário e pode usufruir do seu bem. No entanto, é preciso ainda ter atenção quanto a alguns aspectos para que tudo continue correndo bem.

É imprescindível, por exemplo, que os moradores estejam cientes das garantias que a incorporadora oferece para realizar ajustes ou reparos que eventualmente os imóveis possam precisar. Além disso, vale lembrar que a entrega das chaves está atrelada ao financiamento bancário ou à quitação do imóvel.

Como você pôde ver neste conteúdo, comprar um imóvel é um processo que demanda atenção quanto às etapas, a fim de que esse processo seja mais simples e possa trazer os melhores resultados possíveis!

Gostou de aprender sobre como comprar um imóvel? Quer conferir outros artigos sobre o mercado imobiliário? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

 

Participe da discussão