Negociar imóveis com sucesso. Entenda como.

Negociar imóveis com sucesso. Entenda como.

Faça uma proposta imobiliária e seja bem-sucedido ao negociar imóveis.

Enviar uma proposta imobiliária com chances de aprovação não é uma missão impossível, muito menos algo que exija amplo conhecimento em relações comerciais.   Pedir desconto, pechinchar, aumentar o prazo para pagamento são práticas muito comuns no mundo dos negócios, inclusive na hora de negociar imóveis.

Mas para que uma proposta imobiliária seja aprovada, é imprescindível ter feeling e bom-senso.

Antes de mais nada, substitua o pensamento “o não eu já tenho” por estes dois filtros: sensibilidade comercial e conhecimento de mercado.  

Sensibilidade comercial e conhecimento de mercado são os segredos para o sucesso ao negociar imóveis.

Sensibilidade Comercial: a sensibilidade comercial é uma expertise que pode ser desenvolvida ao longo da negociação.

Você, enquanto interessado em investir no imóvel, durante as visitas, nos bate-papos pessoalmente ou via e-mail, consegue identificar o nível de flexibilidade do vendedor com relação à negociação de valores e formas de pagamento.

E este é um bom parâmetro na hora de criar e sugerir uma proposta imobiliária com chances de aprovação.  

Conhecimento de Mercado: é fundamental ter o mínimo de conhecimento de mercado para criar uma proposta imobiliária com as boas chances de aprovação.

Faça uma pesquisa de mercado e um comparativo com outros imóveis similares para saber se os valores praticados podem ser melhorados ou não.

Mas sempre dá para melhorar, certo? Nem sempre!

Tem imóveis que já estão sendo comercializados abaixo do seu valor de mercado e você, por falta de conhecimento, pode sugerir uma proposta até desrespeitosa, criando um possível desconforto ao negociar imóveis.  

Ter a sensibilidade para identificar e diferenciar o famoso “bom de jogo” e o mais inflexível dos corretores, aliado ao seu conhecimento de mercado, fará toda a diferença na sugestão de propostas financeiras.

Além desses, há outros fatores que você deve levar em conta na hora de enviar uma proposta ou contraproposta financeira com chances de aprovação. Por exemplo:  

A forma de pagamento vs. o poder de barganha

A forma de pagamento é quem dita as regras quando o assunto é negociar imóveis.

Os pagamentos à vista têm frequentemente muito mais chances de aprovação.

É um equívoco considerar o financiamento bancário tão vantajoso quanto o pagamento à vista. O pagamento à vista é o pagamento no ato, em dinheiro vivo ou cheque com data para descontar no mesmo dia. A transferência bancária também é considerada pagamento à vista. É a mais segura e utilizada forma de pagamento.  

No financiamento bancário, o pagamento é considerado a prazo, mesmo que a quitação aconteça em uma parcela única. Isso porque quem vende não recebe o pagamento assim que fecha negócio. Geralmente, a quantia ainda leva algumas semanas para ser depositada ao antigo dono do imóvel.  

Se o pagamento for à vista, em espécie, não perca a oportunidade de negociar uma proposta financeira ainda melhor. Aqui, as chances de aprovação são realmente grandes.

Pagamento a prazo vs. oferta e procura  

O pagamento a prazo inibe um pouco mais as chances de aprovação de uma proposta ou contraproposta financeira que envolva pedido de descontos. Mas não elimina por completo as possibilidades de melhorar o cenário. A Lei da Oferta e da Procura está aí também para isso!

Os imóveis que estão “na praça” há muito tempo são um bom exemplo dessa realidade. Pode ser que ele esteja há um bom tempo à venda e a necessidade do proprietário em vender seja grande. Aqui, cabe uma proposta financeira com pedido de desconto e as chances de aprovação são maiores.

Entrada + chaves + intermediárias/anuais e saldo em X meses.

Esse é um exemplo de plano de pagamento parcelado para os imóveis em construção.

Alterar os valores a serem pagos em cada etapa, sem alterar o valor final, é uma prática comum e com grandes chances de aprovação.

Algo no estilo “a ordem dos fatores não altera o produto”.  

Seguindo essas premissas básicas ao negociar imóveis, enviar uma proposta financeira com maiores possibilidades de aprovação se torna uma tarefa mais fácil do que você imagina.

Não se esqueça que um bom negócio é aquele que é bom para ambas as partes. Por isso, use muito o seu feeling e conhecimento de mercado antes de fazer uma proposta.

Feito isso, não perca a oportunidade de explorar seu tino comercial e economizar na compra do seu imóvel.  E acesse nosso blog para mais conteúdos como esse.

Participe da discussão