Compra de um imóvel: Como negociar de maneira inteligente.

Compra de um imóvel: Como negociar de maneira inteligente.

A compra de um imóvel é sempre cercada de expectativas em relação à localização, à estrutura e ao valor ideal. No entanto, é preciso cuidado para não deixar a empolgação tomar conta quando encontramos o lugar dos sonhos. Veja como usar a razão e negociar a compra de um imóvel de maneira inteligente para conseguir sair ganhando.

Pesquise os imóveis disponíveis na região

Pare e pense: quantos imóveis na região você pesquisou antes de se encantar por aquele? Será que ele está mesmo na faixa de preços de outros semelhantes? É importante ter conhecimento do valor de mercado para saber como negociar a compra de um imóvel, seja qual for a localização.

Pesquise os imóveis que tenham características parecidas, como metragem, andar, estrutura de lazer, tamanho do condomínio, número de quartos e banheiros, varanda, vagas na garagem etc.

Desconfie do valor

Desconfie se o valor estiver muito barato. Pode ser que o proprietário esteja precisando urgentemente de dinheiro e essa seja uma ótima oportunidade. Mas também é possível que haja problemas na documentação ou na estrutura do apartamento que precise de reforma urgente e cara.

Por outro lado, se o valor estiver acima do valor de mercado, você pode usar sua própria pesquisa como argumento para baixar o preço ou conseguir algum desconto ou promoção.

Vistoria completa evita problemas futuros

Procure fazer uma vistoria no imóvel antes de assinar qualquer coisa. Se possível, leve um profissional habilitado com você, um engenheiro ou um arquiteto.

Nos imóveis usados, a necessidade de uma reforma pequena pode ser facilmente negociada, já uma obra grande nem sempre vale a pena. Problemas estruturais são difíceis de serem resolvidos e custam caro. Veja bem se vai valer a pena.

A vantagem dos imóveis novos é que você será a primeira pessoa a usar, encontrando tudo novo. Por outro lado, há ainda o período de garantia da construtora. Esses fatores também ajudam a ter como negociar a compra de um imóvel.

Por isso, fale tudo o que incomoda durante a vistoria. O cheiro, a umidade, o barzinho movimentado que faz barulho até tarde, a feira livre na rua vizinha desviando o trânsito para a porta do condomínio, garagem apertada ou vagas compartilhadas, tudo pode ser usado na negociação.

Descubra há quanto tempo o imóvel está à venda

Quer saber como negociar a compra de um imóvel? Descubra há quanto tempo ele está à venda e por quê. A falta de liquidez pode influenciar diretamente no preço de venda – portanto, na negociação.

Nos imóveis usados, o longo tempo ocioso pode indicar vários problemas: preço alto demais, problemas no apartamento ou na documentação, vizinhança perigosa, enchentes ou inundações na região, condomínio caro demais, abastecimento de água deficiente, assaltos constantes etc.

Por outro lado, as estatísticas mostram que entre 10% e 15% dos imóveis não são vendidos nos períodos de obras e lançamentos. Geralmente são imóveis voltados para os fundos do empreendimento, no primeiro andar ou no último – as coberturas, que costumam ser mais caras.

Imóveis com esse perfil podem ser um problema para as construtoras. Como elas têm que pagar o condomínio das unidades, começam a baixar os preços para vender mais rápido. Assim, quanto maior o tempo em que estiverem à venda, maior pode ser o desconto.

Faça uma contraproposta, sempre

Mesmo que você tenha o valor à vista ou uma boa entrada e carta de crédito já aprovada, faça uma contraproposta. Saber como negociar a compra de um imóvel inclui sempre pechinchar um pouco no final, mas não exagere. O pedido de desconto é razoável e, muito provavelmente, o proprietário ou a construtora já esperam por ele.

No entanto, é preciso saber até onde se pode chegar com a negociação. O comprador pode perder o negócio se pressionar demais o vendedor com a contraproposta.

Se não houver acordo, não esqueça que, demorar demais para aceitar um valor que você mesmo ache justo, apenas com o intuito de economizar ainda mais, pode ser um tiro no pé. Além disso, quando se decidir pela compra, pode ser que o imóvel já tenha sido vendido.

Saiba como negociar a compra de um imóvel com bom senso

De uma forma geral, portanto, a negociação de um imóvel sempre deve acontecer, mas procure pautá-la pelo bom senso. Use argumentos sólidos, mostre conhecimento da região, do mercado local, pesquise sobre os motivos do vendedor para chegar a um preço justo.

Na dúvida sobre como negociar a compra de um imóvel, deixe nas mãos de profissionais. Procure um corretor de imóveis de confiança e aproveite as melhores oportunidades.

Na Rio Verde, você encontra uma equipe de corretores altamente capacitados e profundamente conhecedores da região. Venha conversar conosco e conhecer nossas ofertas. Conheça também o nosso blog, temos diversos conteúdos para você!

 

Participe da discussão