Quais são as vantagens de morar no interior de São Paulo?

Quais são as vantagens de morar no interior de São Paulo?

Pensando em morar no interior? Então, reunimos tudo o que deve ser pensado para amadurecer essa decisão antes de partir para a realização desse sonho. Mas antes, saiba o que é imprescindível para ter sucesso nessa mudança por uma vida com muito mais qualidade.

Do sonho à realidade.

Morar no interior significa, para muitas pessoas, uma vida mais calma, mais tranquila, a redução definitiva do estresse. Por isso, se torna uma idealização de futuro. Porém, quando a pessoa realmente decide que chegou a hora, é preciso escolher o lugar ideal para recomeçar a tranquila morada. De um lado a qualidade de vida, do outro a necessidade de encontrar o básico de estrutura para viver.  

O melhor de morar no interior: o estilo de vida

Existe uma música que diz: “quem mora no interior vai buscar o interior, quem mora na capital vai buscar o capital”. Certamente, a sensação ao chegar a uma cidade interiorana é que as pessoas são mais acolhedoras e o clima é mais agradável. Uma série de fatores contribuem para o bem-estar de quem escolhe viver distante do caos das grandes cidades. Trânsito mais descomplicado, mais verde, menor custo de vida acaba tornando a rotina mais leve nesses locais. E isso pode se refletir na saúde, na longevidade e até no bolso, com menores custos que muitas vezes justificam a mudança.

Menor custo de vida

Os móveis têm menor custo nas cidades menores, isso porque há uma maior oferta de terrenos e uma menor procura da população. Além disso, os custos de vida costumam ser menores quando se opta por morar no interior. Afinal, com distâncias menores e menos gastos de transporte, os custos tendem a cair e impactar nos preços dos insumos e nos gastos com transportes. Por isso, em cidades muito pequenas é possível fazer trechos até de bicicleta. Isso também devido a maior segurança. A depender da cidade escolhida dá para ter uma vida mais livre e menos custosa, sem necessidade de altos gastos com seguros.

Mais verde e contato com a natureza

Com menos prédios comerciais, estabelecimentos, estacionamentos, sobra mais espaço para o verde no interior. As cidades do interior de São Paulo costumam ser bem arborizadas, floridas e gostosas. Inclusive, você pode escolher uma localidade que ainda tenham lagos, cachoeiras, trilhas e outros atrativos naturais e de aventura para o lazer. E pode ainda optar por uma cidade onde possa ter a sua horta, a sua plantação e realmente escolher um estilo de vida de fazenda. Com isso, de todo modo, há um ganho imensurável: a qualidade de vida proporcionada pela menor poluição. Além de menores ruídos – barulhos de trânsito, caminhões, motos, ambulâncias, aviões e até vizinhança das metrópoles. Morar no interior pode ser uma grande escolha para quem quer viver em paz com muita tranquilidade!

O que ponderar antes de mudar?

Mercado de trabalho e negócios

A oferta de emprego costuma ser menor nos municípios de pequeno porte. Por isso, é preciso pensar nos meios de sustento da sua família. É bem verdade que algumas localidades apresentam bom desenvolvimento econômico. Onde se encontram indústrias que empregam ou outros tipos de negócios rentáveis, como agricultura. Cidades de médio porte possuem uma vasta infraestrutura de serviços. Nelas, pode se conseguir uma colocação com rentabilidade similar a das metrópoles. Além disso, é possível identificar um produto ou serviço que não exista naquele local e empreender em um novo negócio. Mas sempre com o cuidado de pesquisar para uma maior aceitação. Morar no interior é possível, só é preciso calcular bem como chegar lá.

Infraestrutura e conveniências

Pontos que são necessários avaliar é a oferta da rede médico-hospitalar, de educação, vias de acesso… tudo aquilo que é necessário para manter a sua vida com qualidade. Certamente, é possível se adaptar a novos cenários com menos quantidade de opções, contanto que atenda às suas exigências básicas. Outro fator importante é avaliar se as opções de lazer e de consumo são minimamente próximas do esperado. Afinal, mesmo quem prefere a vida calma, do campo pode precisar ou querer ir a um shopping, restaurante, cinema. A vida cultural também é outro quesito que pode fazer falta. Mas no geral consegue ser suprida no local ou em uma cidade próxima.

Agora que você já sabe todos os prós e contras de morar no interior, aproveite para continuar acessando nosso site. Tem muitos outros conteúdos que preparamos para você.

Participe da discussão