Veja o modelo de apartamento ideal para você e sua família.

Veja o modelo de apartamento ideal para você e sua família.

A escolha da casa própria nem sempre é fácil. Um investimento desse porte merece bastante atenção. Afinal, a ideia é que o imóvel satisfaça tanto nossos desejos e necessidades que se torne um verdadeiro refúgio de conforto e satisfação. Por isso, para descobrir qual o modelo de apartamento certo, vale a pena um pequeno exercício de imaginação e criatividade. Veja como algumas perguntas podem nortear você pelo caminho certo.

Modelo de apartamento de acordo com o tamanho da família

Pensar no tamanho da família para escolher o tamanho do apartamento parece óbvio, mas nem todo mundo pensa assim. Às vezes, um casal se decide por um imóvel grande por parecer uma boa oportunidade de compra, por exemplo. No entanto, o melhor negócio é dimensionar as suas necessidades de forma racional e realista.

Se você é solteiro ou mora com alguém, apartamentos pequenos podem ser a solução. São mais práticos, demandam pouca manutenção e acaba deixando mais tempo para vocês mesmos.

Mas se houver filhos nos planos futuros, pensar em um apartamento de dois quartos é uma boa solução. Se já há crianças ou uma possibilidade de que os pais venham morar junto, sem dúvida um apartamento com mais quartos será o ideal.

Tem pressa em se mudar?

A velocidade com que precisa (ou quer) se mudar também influencia no modelo de apartamento. Para quem tem pressa ou não liga para fazer sua própria decoração, os imóveis já decorados são a melhor solução.

Geralmente, nesse caso, encaixam-se os apartamentos pequenos ou studios, muitos dos quais já vêm com grande parte da mobília.

Já para quem faz questão da opinião de um arquiteto ou escolher pessoalmente a decoração, o ideal é buscar apartamentos de dois quartos ou de cômodos amplos. Sacadas e varandas também são bem-vindas para criar cantinhos aconchegantes de convivência, como um espaço gourmet, por exemplo.

Valoriza um espaço prático e funcional?

Trabalha fora gasta muito tempo no trânsito, a vida está corrida? O ideal são espaços práticos e funcionais, que estejam sempre prontinhos para o uso.

Escolha um modelo de apartamento com ampla área de lazer. Assim, a qualquer hora você pode descer para caminhar, se alongar na academia, nadar na piscina ou simplesmente fazer um churrasco com os vizinhos – sem precisar sair do condomínio. Muito mais segurança, conforto e praticidade.

Em casa, apostar na integração de espaços é a fórmula perfeita para uma convivência mais leve e prática. Estantes, armários e balcões são excelentes para deixar tudo organizado e prático, sem deixar de lado o conforto. Opte por um modelo de apartamento com características que facilitem esse tipo de decoração.

Gosta de receber amigos e familiares?

Nesse caso, o modelo de apartamento ideal é o que oferece possibilidades de maior convivência, como sala de estar ampla ou uma sala de jantar que caiba todo mundo.

Outra boa opção são os imóveis com varandas, que podem ser fechadas e/ou ganhar novas funções. As varandas podem se transformar em área de churrasqueira, espaço gourmet, cantinho de happy hour, etc.

Além disso, opte por apartamentos cuja área de lazer permita fazer reuniões com seus amigos. Assim você pode usar cozinha gourmet, quiosque de churrasqueira, dentre outras instalações sem precisar sujar ou desarrumar a sua casa.

Trabalha em casa ou recebe visitas que passam a noite?

O home office é uma tendência crescente em todo o mundo, com cada vez mais profissionais autônomos e também funcionários contratados que trabalham à distância. Se esse é o seu caso ou pretende se tornar um empreendedor, considere um modelo de apartamento que tenha um quarto extra.

Esse cômodo a mais, na verdade pode ser bastante interessante em várias situações. Além de funcionar como home office, pode se tornar um local de estudos para as crianças, um pequeno salão de jogos, home theather ou abrigar visitas que passem a noite, como um quarto de hóspedes.

Nesse caso, esse quarto extra pode ser especialmente interessante para quem tem pais idosos ou família em outra cidade, por exemplo.

Faça esse roteirinho de perguntas e você vai descobrir de forma mais segura qual o modelo de apartamento ideal para você investir. Assim, você potencializa as chances de sucesso da sua compra, aumentando seu grau de satisfação com o imóvel.

E você, já sabe qual o modelo de apartamento certo para o seu perfil? Como você chegou a essa decisão? Compartilhe conosco a sua experiência e acesse nosso blog para mais conteúdo como esse.

Participe da discussão