Qual o melhor andar para comprar o seu apartamento?

Qual o melhor andar para comprar o seu apartamento?

A decisão sobre qual o melhor andar para comprar um apartamento depende de alguns fatores, como o valor do imóvel, a acessibilidade, a vista e até mesmo a ventilação. Reunimos aqui todas essas informações para você ponderar e fazer a melhor escolha.

Entenda qual é o melhor andar para comprar o seu apartamento:

Andares mais altos podem ser vantajosos?

Valorizados no mercado, os apartamentos em andares mais altos oferecem algumas comodidades interessantes. Mas qual melhor andar para comprar um apartamento? O fato de representarem melhor investimento para uma venda futura ajuda os andares altos. Não apenas por motivos comerciais, mas, também pelas conveniências que esses imóveis oferecem.

Vista e privacidade

Principalmente em localidades com belas paisagens, ou com altura suficiente para se ter uma visão livre do céu, a vista pode ser um diferencial agradável para os moradores. Um outro ponto que traz bastante conforto é a privacidade, pois andares mais altos costumam ser menos defasados que outros apartamentos, ou por pessoas que transitam pelo térreo. A questão sobre em melhor andar para comprar um apartamento tem muitos fatores a serem analisados, e este é o mais sutil deles.

Fatores naturais

A ventilação é o principal diferencial quando você se pergunta qual é o melhor andar para comprar um apartamento e opta pelos andares mais altos. Os apartamentos de cima costumam ser mais arejados, o que ajuda a ter um ambiente mais saudável, ventilado e mais fácil para secar roupas. Também reduz os gastos com energia elétrica para climatizar o ambiente, seja com ventiladores, seja com aparelhos de ar-condicionado. Outro motivo para escolher esses imóveis é a menor presença de insetos, que não conseguem voar até determinadas alturas. Moscas, abelhas, pernilongos e os temidos mosquitos que transmitem dengue e Zika Vírus passam longe.

Menos barulho

Nos andares mais altos é mais difícil escutar os ruídos provenientes da rua, como ambulâncias, carros, motos, obras e, caminhões de lixo, que circulam até de madrugada, o que pode ajudar muito na qualidade do sono, sobretudo nas grandes metrópoles. Além disso, há os ruídos gerados pela circulação no térreo, onde,muitas vezes, há áreas de lazer para crianças e adultos, moradores que frequentam mais as áreas comuns, assim como as áreas de circulação. Na dúvida sobre qual melhor andar para comprar um apartamento, pense nisso!

Quais as desvantagens?

O preço do imóvel

O custo para comprar um imóvel nesses andares é mais alto, chegando a interferir na decisão de compra. Afinal, há outros custos envolvidos na aquisição de um imóvel e é preciso analisar o custo-benefício. É sempre possível optar por um andar intermediário ou, ainda, travar uma boa negociação. Isso para obter o seu imóvel no andar desejado, e apreciar a tranquilidade que ele pode oferecer.

Acessibilidade

Portadores de necessidades especiais e idosos podem ter mais dificuldade em morar em andares mais altos. Sobretudo se não houver elevadores e infraestrutura adequados para o acesso. O acesso à garagem, à portaria, às caixas de correios e ao descarte de lixo pode ser menos cômodo, sobretudo nesses casos diferenciados. Isso é um fator importante quando se pensa em qual melhor andar para comprar um apartamento. Afinal, sempre podem ocorrer problemas como falta de energia.

Andares mais baixos também possuem vantagens?

Preço

O preço é a grande vantagem dos apartamentos em andares inferiores. Sobretudo no caso de investidores que pretendem alugar o imóvel, podendo ter um rendimento de locação similar ao de um financiamento. O preço também deve ser levado em consideração pelas pessoas que precisam manter uma reserva para reforma, escritura e outros custos associados à compra.

Acesso

Quando você pensa em qual o melhor andar para comprar um apartamento, pode vir à mente aqueles momentos em que falta luz. Pois é, principalmente se o edifício não contar com o auxílio de um gerador eficiente. Esse critério pesa mais no caso de idosos e portadores de necessidade especiais, que podem ficar impossibilitados de acessar seu apartamento em casos de imprevistos como esse. Tarefas do dia a dia também podem se tornar um pouco mais fáceis. Assim como levar um lixo, receber uma encomenda na portaria, entre outros. Tudo isso sem depender muito de elevadores. Afinal, usar as escadas ajuda a se exercitar e a economizar energia.

Quais as principais desvantagens?

Ruídos

Em algumas localidades, em metrópoles ou em ruas agitadas, o barulho externo pode ser bastante incômodo. Tais como caminhões, ônibus, carros, motos, ambulância, aviões e obras, que acontecem até de madrugada. Fora isso, há os ruídos que vêm do playground e de outros espaços de lazer que o edifício pode oferecer. Assim como nos andares mais baixos, em que ruídos podem ser mais percebidos, em casos de eventos realizados no condomínio.

Incidência de luz e ventilação

Por conta da quantidade de edificações, sobretudo nas cidades, a incidência de luz fica reduzida nos andares mais baixos. Se você pensa em qual melhor andar para comprar um apartamento, deve ficar atento a isso. Bem como observar como é a ventilação do imóvel que deseja comprar. O andar mais baixo pode ter desvantagem nesse quesito exceto se o terreno do edifício for elevado (em relação ao nível da rua) e permitir mais arejamento. Então, alguns imóveis possuem diversos andares de garagem, o que diminui as desvantagens dos apartamentos mais baixos, mudando essa avaliação. Agora que você ponderou sobre qual melhor andar para comprar um apartamento, saiba que comprar um apartamento é um momento extraordinário na vida. Por isso, queremos auxiliar você com todas as informações possíveis para a tomada dessa decisão. Acesse o nosso site e encontre muito mais sobre esse assunto.

Participe da discussão