Horta em apartamento: como fazer e ideias para te inspirar

Horta em apartamento: como fazer e ideias para te inspirar

O que você acha de colher ervas e temperos fresquinhos diretamente da sua própria plantação? Quem acha que ter horta em apartamento é complicado não podia estar mais enganado. Não só é possível, como essa atitude altamente sustentável está sendo adotada por um número cada vez maior de pessoas que investem em uma alimentação mais saudável. Confira essas ideias superbacanas e fáceis e inspire-se para cultivar a sua!

Entenda toda as vantagens de ter uma horta em apartamento

Comida mais saborosa, ervas e temperos mais fresquinhos e todo o prazer de cozinhar com o que você planta. Essas são algumas das vantagens de ter uma horta em apartamento – mas não são as únicas.

  • É melhor para a saúde – Quando você colhe o que planta, tem certeza da qualidade dos seus produtos. É a oportunidade de ter temperos e hortaliças sem agrotóxicos e colhidos na hora do consumo.
  • Atitude sustentável – Cultivar seus próprios alimentos gera menos lixo e menos desperdício. Além disso, faz você sentir que a transformação ambiental é possível. Você colabora para a não poluição de solos e rios e não estimula o trabalho abusivo.
  • Faz bem para a mente – Ter esse espaço dentro de casa pode se transformar em um verdadeiro hobby. Cuidar da plantinha é uma atividade ímpar e relaxante, que faz bem para a mente. O contato com a natureza é uma da melhores terapias que o ser humano pode experimentar.
  • Economia para o seu bolso – Com o preço dos alimentos no mercado cada vez mais altos, cultivar seu próprio alimento gera economia. Além de que comprar sementes e mudas sai bem mais barato, você tem certeza da procedência do produto.

Conheça alguns tipos de horta para montar em apartamento

As plantas cabem em qualquer cantinho e há várias opções para você personalizar o seu cultivo com muito charme. Veja algumas delas:

Hortas verticais

Elas são excelentes para pequenos espaços. Você pode aproveitar uma pequena parede da cozinha, da área de serviço, da varanda ou mesmo da sala. Cultive em pequenos vasos ou jardineiras presas a painéis de madeira, treliças ou aramados. Elas ficam tão bonitas que ainda colaboram fazendo um efeito decorativo muito especial, valorizando o ambiente.

Horta em vasos

Outra opção para ter horta em apartamento é em vasos de cerâmica. Como ervas e temperos rendem bastante, você pode cultivá-los em pequenos vasos individuais.

Escolha um local com meia sombra (sol apenas pela manhã) e deixe-os enfeitar janelas, muretas de divisão entre a cozinha e área, uma mesa ou aparador de madeira na varanda ou até em cima da pia, por exemplo.

Horta em garrafas PET

Essa é outra ideia moderna e sustentável para fazer sua horta em apartamento. O procedimento é bastante simples. Consiste em cortar garrafas PET pela metade no sentido longitudinal, fazer alguns furinhos na parte inferior para o escoamento da água e encher com areia e substrato.

É possível fazer uma horta vertical aérea com garrafas PET, por exemplo, prendendo-as com fios de aço. Mas há várias outras formas de aproveitar essas garrafas para o cultivo de horta.

Horta em caixotes ou pallets

Mais uma ideia sustentável. Caixotes e pallets geralmente vão parar no lixo depois que perdem a utilidade nos mercados. Para a decoração, no entanto, eles são recursos valiosos.

Para montar sua horta em apartamento em pallets ou caixotes, basta revesti-los com sacos plásticos. Aqueles pretos de lixo são ideais. Faça também pequenos furinhos para que a água escoe. Ficam um charme especialmente nas varandas.

Horta em latas

As latas também são ótimas para cultivar ervas e temperos. E vale praticamente todo tipo de lata, do leite em pó ao óleo de cozinha. Cuide apenas para que estejam bem limpas antes de colocar mudas ou sementes, removendo totalmente os resíduos, principalmente os químicos.

E fica a dica: as latas mais antiguinhas dão um toque vintage todo especial à sua horta em apartamento, mas você também pode forrá-las com tecidos, tornando-as ainda mais personalizadas.

Dicas do que plantar na sua horta em apartamento

Não sabe o que plantar na sua horta? A escolha é simples: plante o que mais tem costume de consumir. A ideia, aqui, é cultivar ervas e temperos que você possa realmente aproveitar nas suas refeições.

Assim, você pode plantar manjericão (verde, roxo e italiano), orégano, alfavaca, hortelã, hortelã-pimenta, salsinha, cebolinha, alecrim, dill, coentro, coentro selvagem e outros. Se o espaço for um pouco maior, você pode arriscar até algumas hortaliças, microvegetais, tomate, limão, rabanete, cogumelo e até batatinhas.

Aproveite ao máximo as vantagens dessa atitude supersustentável e saudável para você e o meio ambiente. Agora que você já sabe como é fácil e prazeroso ter sua horta em apartamento, é só seguir essas dicas e colocar as mãos na terra!

E você, já tem sua própria horta? Quer saber mais sobre atitudes sustentáveis em casa? Continue acompanhando nossos posts e compartilhando conosco suas ideias!

Participe da discussão