Financiamento ou consórcio? Descubra a melhor opção para você

Financiamento ou consórcio? Descubra a melhor opção para você

O que vale mais a pena? Financiamento ou consórcio?

Uma das grandes dúvidas que envolvem a aquisição de imóveis refere-se ao modelo de condição mais adequada, afinal, o pagamento à vista é uma realidade distante para algumas pessoas. Então, o que vale mais a pena?

A verdade é que cada uma das opções apresenta determinadas peculiaridades, com pontos positivos e negativos. A melhor escolha, então, deve se dar conforme objetivos e possibilidades de cada pessoa.

Mas, antes de dar um passo à frente, é importante compreender melhor o funcionamento, as vantagens, desvantagens e os custos envolvidos ao se optar por financiamento ou consórcio imobiliário. Tire suas dúvidas aqui!

  • Financiamento ou consórcio: faça a melhor opção para a compra de seu imóvel

Conheça mais sobre esses dois modelos:

  • Como funciona o financiamento de imóveis?

O financiamento de imóveis consiste em uma espécie de compra parcelada e, para sua efetividade, é preciso que o candidato cumpra alguns requisitos, como maioridade civil, comprovação de renda fixa com determinado valor, além de não estar negativado em órgãos de proteção ao crédito.

Nesse modelo, o comprador recebe o dinheiro para a aquisição do imóvel e depois deve ir pagando esse “empréstimo” em parcelas ao banco – claro, com juros e outros encargos. Existem diversos programas de financiamento e o valor exato das taxas – bem como as condições de pagamento – pode variar conforme o banco e o perfil do comprador. Por isso, todas as propostas devem ser estudadas em detalhes antes da tomada de decisão.

  • Vantagens do financiamento

A grande vantagem do financiamento é a agilidade no processo de compra. Isso porque, após todas as documentações entregues e o crédito aprovado, em pouco tempo é possível já estar mudando para a casa nova. Para quem deseja se livrar do aluguel, essa é, sem dúvidas, uma boa opção.

  • Desvantagens do financiamento

A grande desvantagem do financiamento é a taxa de juros. Isso porque ela é pode ser bastante alta e prejudicar o seu orçamento. Outra desvantagem é o limite de crédito, pois, nesse formato, não é possível financiar o valor total do imóvel (limite máximo está entre 80 e 90%). Assim, para optar por essa alternativa, é preciso muito planejamento financeiro e boas condições para fechar negócio.

  • Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio é uma forma de aquisição de bens bastante tradicional. Ele ocorre por meio de uma administradora, que reúne determinado grupo de pessoas com um interesse comum de compra, e estabelece um sistema de cotas.

Assim, todos os participantes se auxiliam no processo e garantem a aquisição de um imóvel dentro de determinado período. Nesse modelo, a cada mês ocorre um sorteio – para identificar qual consorciado será contemplado com a carta de crédito e, consequentemente, adquirir o imóvel.

  • Vantagens do consórcio

A principal vantagem do consórcio imobiliário é o seu custo. Isso porque ele não trabalha com o esquema de juros – sendo cobradas apenas algumas taxas administrativas. Essas têm valores mais em conta e condições de pagamento facilitadas.

Ainda, é uma opção que pode considerar o financiamento de até 100% do valor. É uma ideia interessante para quem deseja ir pagando um imóvel sem intenção de necessariamente usá-lo de imediato.

  • Desvantagens do consórcio

A desvantagem dessa opção é o tempo que ela pode levar para gerar frutos. Isso porque não há como ter certeza de quando se conseguirá a carta de crédito para a compra do imóvel. Nesse caso, tudo dependerá da sorte: pode levar de poucos meses a anos.

Tanto o consórcio quanto o financiamento são excelentes alternativas para quem tem o sonho da casa própria. A melhor escolha entre financiamento ou consórcio se dará a partir de uma análise de seus objetivos, de suas condições financeiras e do tempo que você está disposto a esperar até, de fato, receber as chaves do imóvel.

Financiamento ou consórcio? Qual opção você acha mais vantajosa? Você tem alguma experiência sobre essa escolha para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Participe da discussão