Decoração com paletes: Como usar esse objeto no seu imóvel.

Decoração com paletes: Como usar esse objeto no seu imóvel.

Encontre os motivos de uma decoração com paletes ser perfeita para você.

A decoração com paletes é um sucesso em todo o mundo. Versátil, esse material permite muitas utilizações no ambiente doméstico. Então, saiba como surgiu o palete e ainda todos os detalhes dessa tendência em reaproveitamento de material. E mais: veja ideias de como usá-los para decorar e personalizar o seu imóvel.

Mas o que é palete?

O palete é um estrado de madeira que surgiu na Segunda Guerra Mundial, criado para auxiliar no transporte, manuseio, armazenagem e suporte de cargas. Dessa forma, muitos paletes chegam de navio ao Brasil, dentro de containers de cargas, já que facilitam a otimização do espaço e retirada da mercadoria, e são descartados, já que o custo de retorno ao país de origem fica caro, ou por terem passado do prazo de validade para o uso na indústria/comércio.

Mas quais as vantagens de utilizar esse material na decoração?

De fato, sustentabilidade é o primeiro ponto a ser pensado quando se decide por uma decoração com paletes. Pois é um material que seria descartado, mas serve para tantas ideias que precisa mesmo ser valorizado!

Por ser um material reutilizado, os custos são realmente baixos. E como são feitos de madeira e tão versáteis, permitem ser completamente personalizáveis. Basta um encaixe ali e uma cor ou lixada aqui e fica como novo. As peças de madeira são lindas! Material simples, acolhedor, rústico que traz charme para a decoração!

Ideias para usar o palete na decoração do seu imóvel

Na sala:

Aqui, o palete pode ser usado como mesa de centro. Fica superinteressante. Além disso, é possível colocar um vidro por cima, objetos rústicos nele: é fácil, prático, barato e lindo! Também, pode ser uma bela mesa lateral. Outra forma criativa de usar o palete é unindo com fio colorido as placas de madeira. Assim, pintado ou não, o palete pode formar um diferente rack para TV, com espaço para colocar objetos decorativos e livros. Ainda, pode ser um complemento interessante em um bar, acomodando as bebidas ou copos.

Nos quartos:

O palete pode ser usado no chão, como base para um colchão, fica bem aconchegante. E ainda pode ser preso a correntes no teto e fazer uma cama suspensa. Superdiferente, não é? E já pensou em usar o palete como mesinha de cabeceira? Fica ótimo também. Mas seja com ou sem cor, dá para customizar bastante esse material e fazer uma decoração personalizada.

Nas paredes:

Além disso, podemos usar os paletes na decoração prendendo-o na parede, como se fossem nichos. Dessa forma, ele pode acomodar revistas, brinquedos ou fazer também estantes e prateleiras, com objetos decorativos e livros. Fica lindo!

No jardim:

E um cantinho com uma mesinha formada de paletes com uma planta em cima, fica tão aconchegante! Ainda é possível organizar as plantas em um jardim vertical. Paletes com plantas pendentes fica incrível em qualquer ambiente.

Na horta:

Certamente, uma decoração com paletes é ótima para fazer uma horta na varanda. Além disso, o rústico da madeira combina muito com as plantas! Durável, esse material resiste bem a temperaturas extremas, além de funcionar como moldura bonita para os temperos e ervas da horta.

Mas agora que você sabe um pouco mais sobre esse material, e que é um verdadeiro coringa na decoração, deixe sua criatividade fluir! Mas se quiser fazer com as próprias mãos, o que não faltam são os tutoriais na internet!

No nosso blog, você encontra outras ideias de decoração. Já foi lá? É só clicar!

Participe da discussão