Decoração clean: como criar ambientes leves, elegantes e funcionais

Decoração clean: como criar ambientes leves, elegantes e funcionais

A decoração clean tem sido um estilo cada vez mais usado por pessoas que prezam pela praticidade sem abrir mão da beleza. O estilo é sofisticado e elegante, prezando pelo minimalismo em cores e objetos.

Esse tipo de décor é ideal para ambientes pequenos, porque dá a sensação de amplitude. Além disso, como preza pelo espaço aberto, aposta em móveis e objetos funcionais, que facilitam a arrumação no dia a dia.

Veja como criar a sua decoração clean no seu imóvel novo.

Principais características do estilo clean

Clean, em inglês, significa “limpo” – e é justamente essa a sensação que se tem em um ambiente nesse estilo. Para dar essa impressão de “limpeza”, a decoração aposta em uma paleta de cores homogênea e discreta.

Os exageros, por sua vez, não são bem-vindos na decoração clean. A mobília inclui apenas o que é essencial. A limpeza se expressa também no design de linhas puras e de ângulos retos, com pouco ou nenhum detalhe e sem adereços.

Como aplicar a decoração clean no seu apartamento

Preza pela casa sempre arrumada e mais tempo para curtir a vida? A decoração clean é perfeita, por exemplo, para casais jovens. No entanto, como torna a arrumação bem prática, ela também se encaixa bem no perfil de pessoas solteiras ou com filhos. Nesse último caso, a dica é caprichar nos móveis funcionais.

Cores neutras: mais espaço e luz

A decoração clean utiliza cores neutras, como branco, gelo, cinza, preto, marrom e bege. Pequenos pontos de cor podem ser utilizados em objetos e acessórios, como quadros, almofadas, cerâmicas e até cadeiras. No entanto, mesmo essas cores pontuais geralmente são tonalidades pastéis.

A ideia é que as cores criem a sensação de amplitute nos ambientes, mas também inspirem calma e tranquilidade.

Para quem gosta de detalhe e não quer se ater apenas ao tecidos lisos, a decoração clean admite listras finas, estampas florais, folhas e pinturas opacas.

Iluminação: ponto forte da decoração clean

A iluminação é um ponto muito importante na decoração clean – principalmente a natural. Os tons claros, também no piso e nas paredes, ajudam a trazer a luz do sol para dentro de casa, criando um ambiente mais saudável.

Janelas grandes e de vidros fartos também ajudam a compor o estilo, geralmente sem acessórios. Apenas as cortinas bem leves, como as de voil, ou as persianas brancas. são bem-vindas.

À noite, se preferir, opte por lâmpadas embutidas e luminárias de design para dar um contraponto. Pendentes são bastante utilizados, mas sem excesso, apenas de forma pontual.

Atenção à mobília

A mobília também merece especial atenção. Como a ideia é a de um espaço arrumado e limpo, o uso de móveis funcionais é essencial, principalmente nos apartamentos pequenos.

Essa dica é especialmente interessante para quem tem criança. Opte por móveis e acessórios que possam guardar objetos, como aparadores com gaveta, pufes que têm tampa, mesas com prateleiras, nichos e estantes.

De um modo geral os móveis seguem linhas retas, sem detalhes nem acessórios. Na decoração clean menos é mais, por isso tire de cena tudo o que não for essencial.

A madeira é um do materiais mais utilizados, em suas várias tonalidades. As mais clara, no entanto, são as preferidas.

Objeto decorativos: poucos, mas especiais

Na decoração clean os objetos decorativos não são proibidos, muito pelo contrário. Eles são poucos, mas especiais.

Use quadros de tonalidades neutras para compor cabeceiras de cama, eletrodomésticos de design e cor para decorar a cozinha branca, por exemplo, uma bela estante para guardar livros na sala, plantas.

O importante é que os enfeites deixem o ambiente sofisticado, e também com a aparência de arrumado.

Por que apostar no estilo clean

Quer deixar seu apartamento com aparência de ser maior? Sua casa arrumada a qualquer hora para receber familiares e amigos? O estilo clean é o ideal. E o mais interessante é que, ao contrário do que muita gente pensa, ele não precisa ter sempre a mesma aparência.

A decoração clean pode ser levada para todos os cômodos da casa e adaptada a vários estilos: rústicos, provençal, moderno e contemporâneo, por exemplo. Você aproveita as dicas para dar aconchego e frescor aos ambientes e marca com uma decoração que traduza o seu jeito de ver a vida.

Gostou de saber mais sobre a decoração clean? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários e continue acompanhando nossos posts!

Participe da discussão