Quais cuidados você deve tomar na compra e venda de imóveis?

Quais cuidados você deve tomar na compra e venda de imóveis?

Publicado em 01/05/2019

Lidar com o mercado imobiliário é algo desafiador até mesmo para os profissionais da área, mas o imenso número de detalhes e burocracias costuma causar calafrios nos clientes eventuais do ramo. Por isso mesmo, conhecer os principais cuidados que você deve tomar na compra e venda de imóveis pode ser muito importante.

O lado bom dessa história é que, por meio de algumas atitudes preventivas e estratégicas, você pode evitar muitos problemas e dores de cabeça depois de qualquer negociação nesse segmento. Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Analisar a idoneidade do proprietário

O primeiro passo é analisar a idoneidade do proprietário e checar, por exemplo, se está respondendo por algum processo judicial. Além disso, é muito importante, por incrível que pareça, verificar se quem está vendendo é o verdadeiro dono da unidade, uma vez que diversos golpes são realizados dessa maneira.

Muitas vezes, um parente querendo se aproveitar de uma situação ou um cônjuge insatisfeito pode se fazer passar pelo senhorio e, com isso, tentar arrancar algum dinheiro de um comprador menos prudente. O segredo para escapar dessa furada é exigir os documentos originais e tirar uma cópia atualizada da Matrícula do Imóvel.

Verificar se o imóvel pode ser vendido

Pode parecer uma obviedade, mas outro dos cuidados que você deve tomar na compra e venda de imóveis é verificar se ele pode, legalmente, ser vendido. Isso é fundamental, visto que existem diversas situações nas quais o dono não pode negociar a sua propriedade e uma transação pode ser anulada por um juiz de direito.

Esse quadro pode ocorrer, por exemplo, se a casa ou o apartamento em questão estiver sendo usado como garantia para o pagamento de alguma dívida. Para evitar que isso aconteça, você deve se dirigir até o Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade, solicitar a matrícula com a certidão de ônus do imóvel e cruzar os dados.

Comprar algo compatível com seu padrão

Um cuidado muito importante, mas que muitas pessoas acabam deixando de lado, é o de comprar um imóvel que seja compatível com o seu padrão de vida e também com o seu orçamento. Não caia na tentação de achar que você pode morar em um condomínio de luxo, por exemplo, apenas porque a prestação parece caber nos seus rendimentos.

Assumir um financiamento é um compromisso de longo prazo, que pode levar décadas e que sacrificará uma parcela considerável de sua renda familiar. Existem diversos custos que estão envolvidos em uma mudança e até mesmo a troca por um bairro mais chique pode interferir demais no seu custo de vida.

Antes de mais nada, procure analisar o impacto que isso pode gerar no seu bolso e, sempre que possível, conte com um profissional habilitado e com experiência para ajudá-lo a interpretar melhor o mercado e também para contribuir na elaboração do contrato de compra e venda e em todos os detalhes da negociação.

Tomando esses cuidados na compra e venda de imóveis, você pode adquirir uma propriedade que atenda às suas necessidades sem medo de ter alguma dor de cabeça desnecessária no futuro.

Gostou de conhecer os cuidados que você deve tomar nesse momento tão importante? Quer receber outros conteúdos como esse? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Participe da discussão