O que avaliar ao comprar apartamento para alugar? Veja aqui!

O que avaliar ao comprar apartamento para alugar? Veja aqui!

Publicado em 03/05/2019

Cada pessoa tem as suas próprias demandas e exigências na hora de escolher um imóvel para morar e isso depende não apenas das próprias características, mas também dos anseios da sua família e de sua disponibilidade financeira. Por essa razão, saber muito bem o que avaliar ao comprar apartamento para alugar pode ser muito importante.

Essa é uma forma bem inteligente de aumentar o seu patrimônio e garantir uma boa renda passiva no final do mês, visto que o mercado brasileiro é bastante valorizado e movimentado, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre esse tema!

Orçamento disponível

A primeira coisa que você deve avaliar ao comprar apartamento para alugar é, logicamente, o seu orçamento disponível para isso, visto que pouco adianta procurar por unidades que estejam fora da sua capacidade de aquisição. É muito importante ter isso em mente, até mesmo, no caso de um financiamento, para evitar dívidas no futuro.

Se você tiver um bom montante inicial, ficará mais fácil negociar com os bancos, instituições financeiras ou mesmo as construtoras, pois será mais simples dar uma entrada maior. Caso você não tenha reservas consideráveis, o segredo é procurar por áreas que estejam em desenvolvimento ou, principalmente, por imóveis na planta.

Não deixe de considerar que, além do valor efetivo de compra, você também terá outras despesas importantes, como os custos de manutenção, as contas de energia, gás e água, a taxa de condomínio, se for o caso, entre outras. Quando a propriedade não estiver locada, você é quem arcará com tudo, então, vale procurar alternativas mais econômicas.

Objetivos gerais

Também é muito importante que, além do seu orçamento disponível, você conheça muito bem os seus objetivos com essa aquisição, pois isso ajudará a direcionar melhor as suas escolhas. Por trás da decisão de uma compra tão significativa, existem expectativas que precisam ser conhecidas e devidamente avaliadas.

Enquanto algumas pessoas apenas querem complementar o seu orçamento mensal com o recebimento dessa renda passiva, outras podem pensar em obter altos retornos financeiros com a locação de sua casa ou apartamento. É preciso analisar esses aspectos para partir para as etapas seguintes e adquirir uma unidade compatível com suas metas.

Estilo de localização

Muitos profissionais do mercado imobiliário consideram a localização como o item mais importante de um imóvel e, certamente, eles têm muitos motivos para fazer essa afirmativa. Mesmo unidades muito semelhantes em termos de metragem e acabamento, por exemplo, podem ter um preço muito diferente pelo seu metro quadrado quando ficam em bairros ou, até mesmo, em ruas distintas.

Esse aspecto precisa ser levado em conta antes de fazer uma proposta, pois pode impactar diretamente no número de interessados na locação da sua propriedade e nos temidos períodos de vacância, que ocorrem quando o local fica sem inquilinos e o senhorio não recebe nada, além de ter que arcar com todas as despesas e impostos.

Estar em uma área central, por exemplo, garante uma procura alta por profissionais liberais e jovens com foco na carreira, pela facilidade de chegar até o coração financeiro das cidades. Por outro lado, bairros residenciais são os favoritos pelas famílias mais tradicionais e bem estabelecidas, o que pode gerar mais estabilidade no contrato.

Por isso, dê preferência para locais que estejam em crescimento e que possam receber investimentos, tanto do poder público quanto da esfera privada. Estações de trem e metrô, por exemplo, são um ótimo indicativo, assim como a construção de empreendimentos residenciais, condomínios de alto padrão e novos edifícios de boa qualidade.

Tipo de imóvel

O tipo de imóvel também é um aspecto importante, que deve ser bem avaliado por quem deseja comprar uma propriedade para alugar. No mercado atual, existem muitas alternativas interessantes, que podem não apenas agradar aos moradores mais exigentes, mas também ter parcelas que cabem em muitos orçamentos.

Os apartamentos sempre estarão em alta para quem pensa em ganhar dinheiro locando, visto que eles costumam sair mais em conta e ter uma ótima demanda, sobretudo, quando estão bem localizados. Além disso, os edifícios estão se adaptando cada vez mais, como uma maneira de proporcionar mais facilidades e qualidade de vida para os moradores.

Para outro tipo de público, a escolha mais adequada pode ser por casas em condomínios fechados. Esses locais também prezam por oferecer amenidades de uso comum, como quadras poliesportivas, academias de ginástica, varanda gourmet, piscina, sauna e assim por diante. Mais uma vez, avalie seus objetivos antes de escolher.

Qualidade do projeto

Por fim, não dá para falar do que avaliar ao comprar apartamento para alugar sem citar a qualidade do projeto, visto que esse é um fator determinante para a sua lucratividade, sobretudo, em médio e longo prazos. É muito interessante, por exemplo, apostar em unidades mais modernas, que estejam em sintonia com o estilo de vida de hoje.

Plantas com conceito aberto também estão em alta, até porque passam uma maior sensação de amplitude, o que é fundamental em unidades com metragem mais discreta. Os materiais também devem ser avaliados, dando preferência para uma decoração discreta e contemporânea, além de determinados itens, como aço inox e madeiras nobres.

Depois de conferir este conteúdo, você já sabe muito bem o que avaliar ao comprar apartamento para alugar. É preciso ter atenção redobrada com esses fatores, avaliando quais alternativas podem atender às suas expectativas. Independentemente de qualquer coisa, os imóveis na planta são ótimas opções para isso!

Gostou de aprender o que avaliar ao comprar apartamento para alugar? Quer conferir outros conteúdos sobre o mercado imobiliário em primeira mão? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter inteiramente grátis!

Participe da discussão