Ligação de luz, gás, telefone e água: peguei as chaves, como solicitar os serviços?

Ligação de luz, gás, telefone e água: peguei as chaves, como solicitar os serviços?

Publicado em 08/05/2019

Após toda a expectativa criada durante a construção de seu novo apartamento, finalmente chegou o momento pelo qual você mais esperava: o recebimento das chaves. Entretanto, antes de se mudar para o novo lar, é preciso realizar alguns procedimentos, sendo que um dos mais importantes é fazer a ligação de luz, gás, telefone e água. Afinal, nos dias atuais, é impossível pensar em uma residência sem o abastecimento desses serviços básicos.

Por isso, criamos este pequeno guia para auxiliá-lo quanto ao que se deve fazer após a conclusão da construção de seu imóvel na planta. Tenha uma boa leitura!

Quais são os procedimentos para fazer a ligação de luz, gás, telefone e água?

De maneira geral, o proprietário deverá contatar as devidas concessionárias para estabelecer as ligações dos serviços de luz, gás, telefone e água. Para isso, é necessário apresentar alguns documentos básicos, como o endereço do imóvel, o nome completo, a carteira de identidade, o CPF e um telefone para contato.

É preciso estar ciente de que a instalação não ocorre imediatamente após a contratação do serviço, sendo necessário se planejar previamente. Além disso, sempre é bom consultar o manual do proprietário entregue pela construtora, pois nesse documento você encontrará indicações referentes aos procedimentos a serem realizados par as instalações.

Serviço de energia elétrica

Para estabelecer o abastecimento de energia elétrica no imóvel, é preciso acionar os fornecedores das seguintes formas: pessoalmente, via telefone ou via internet, toda cidade tem sua particularidade, por isso, consulte o manual do proprietário.. Normalmente, o prazo para a realização do serviço de instalação é de dois dias úteis.

Abastecimento de gás

Para proporcionarem mais praticidade e economia para os seus moradores, alguns empreendimentos imobiliários apresentam abastecimento de gás encanado. Sendo assim, antes de fazer a contratação do serviço, é preciso consultar o manual do proprietário para descobrir qual é o sistema de fornecimento do edifício — se ele é GLP ou GNV. Também será nesse documento que constarão as indicações da concessionária a ser contratada.

Serviço de telefonia

Como, atualmente, existem várias companhias que prestam o serviço de telefonia fixa, será preciso  verificar junto ao sindico e administradora as opções fornecidas no empreendimento, após a escolha, contatar a empresa de sua preferência para fazer a instalação. Para isso, ela fará uma conexão até a caixa de telefonia existente na entrada do edifício. Já para estabelecer a ligação interna na unidade, é recomendada a contratação de um profissional especializado.

Ligação de água

A ligação definitiva de água do condomínio já está executada. Após a vistoria, a construtora fecha o registro geral de água do apartamento, que interrompe todo o fornecimento de água.

Na ocasião da mudança para o empreendimento, o proprietário ou seu inquilino deve solicitar ao zelador ou síndico que abram o registro geral de abastecimento de água do apartamento. Esse registro está localizado nas áreas técnicas em todos os halls sociais de todos os pavimentos do empreendimento e a chave de acesso ao local fica geralmente sob posse do zelador ou síndico.

Em caso de substituição ou instalação de torneiras, lavatórios, bacias, e chuveiros, o registro que abastece aquele ponto precisa ser fechado, e para que não hajam vazamentos, é importante não abri-lo até a recolocação da peça. Também é preciso se atentar ao instalar máquinas lava-roupas, lava-louças ou secadoras, para não danificar as conexões internas.

Quais são os principais cuidados?

Sempre que for realizar qualquer instalação no imóvel adquirido, é recomendado consultar o manual do proprietário para obter as recomendações da construtora. É preciso estar ciente de que, caso sejam feitas algumas mudanças na estrutura ou na alvenaria do imóvel, ocorrerá a perda da garantia fornecida pela construtora. Por isso, se ainda existirem dúvidas, é recomendado fazer uma consulta formal.

Para garantir a segurança de sua família, sugere-se a contratação de um profissional especializado para executar as instalações na unidade adquirida. Isso deve ser feito principalmente em relação ao sistema de abastecimento de gás, pois envolve riscos de vazamento. Caso ocorra, procure o síndico para saber como proceder na situação.

Como é possível perceber, é bastante simples fazer a ligação de luz, gás, telefone e água em seu apartamento. Caso você tenha gostado dessas dicas e deseje receber, em primeira mão, mais artigos como este, não deixe de assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Participe da discussão