Comprar imóvel à vista: como fazer valer a pena?

Comprar imóvel à vista: como fazer valer a pena?

Se você não sabe como comprar imóvel à vista, esse texto pode te ajudar. Descubra se é vantajoso pagar o imóvel de uma só vez, o que é necessário considerar antes de tomar essa decisão e os profissionais que podem te ajudar nesse processo.

Poder de negociação

Com a chegada da crise e o impacto nas vendas de imóveis, ficou mais fácil comprar imóvel à vista pagando mais barato. É possível conseguir um bom desconto, principalmente durante o período de construção. Isso porque o valor ajuda a financiar a obra do imóvel e reduz os custos da construtora. Mas se você quer saber como comprar imóvel à vista, fazer uma boa negociação é a melhor forma de fazer valer a pena.

Quem pode te ajudar na decisão

Optar por um financiamento ou pagamento à vista ao comprar um imóvel é uma questão financeira que exige algum conhecimento. Seja consultar um coaching financeiro ou, um consultor de investimentos é bastante indicado. Deixar o dinheiro aplicado e financiar o imóvel é uma opção para quem não quer imobilizar o dinheiro, vislumbrando uma oportunidade de investimento ou a disponibilidade do valor em conta para eventuais mudanças de cenário econômico. Em termos financeiros, em linhas gerais, financiar o imóvel só valeria a pena caso o valor da prestação pudesse ser pago com o rendimento do dinheiro do imóvel aplicado. Porém, essa opção deixaria o comprador com uma boa reserva, para usar caso precise. Outro profissional que pode ajudar na escolha é um corretor de imóveis, que pode intermediar uma boa negociação com o proprietário. Além disso, ele pode avaliar a documentação relativa ao imóvel.

A escolha do imóvel

De fato, o imóvel, para ser financiado, precisa estar em boas condições para que o banco aprove a transação. Isso impacta na resposta de como comprar imóvel à vista; se você optar por um apartamento mais antigo para reformar, pode ser que a transação não seja aprovada. Pois imóveis com mais tempo de construídos, apresentam problemas como cupins, instalações elétricas antigas e manutenções que podem não estar em ordem, e o banco financiador pode considerar o risco alto. Nesse caso, comprar um imóvel novo pode ser a melhor opção, pela facilidade de conseguir um desconto maior e de financiar sem muitos problemas com os bancos.

O investimento pós-compra

Ao comprar um imóvel, é preciso ter em mente os custos que vêm após a entrega do imóvel. Tais como escritura, impostos e reforma. E se você quer saber como comprar imóvel à vista, deve avaliar bem se vai dispor de todo o seu dinheiro para o imóvel. Além de encontrar meios para o restante dos custos pós-compra. Lembrando que escritura e impostos também são pagos à vista, assim como mão de obra da reforma. Essa costuma, no máximo, ser parcelada em poucas vezes. O restante dos custos é relativamente alto, como colocação de piso, espelhos, armários, box, dentre outros itens necessários para mudar. Mas, principalmente se você comprar imóvel novo, na planta. É preciso fazer um bom planejamento para decidir se você deve financiar uma parte do apartamento ou não, para ter os valores necessários para o restante das atribuições.

A decisão final

Para decidir se vale a pena comprar imóvel à vista, você precisa ter mais que o valor na conta. É necessário cautela e informação. Afinal, trata-se de um investimento alto, da imobilização de um valor que pode ser usado para outros fins. Sejam investimentos em negócios ou imprevistos que podem surgir. A avaliação em termos financeiros e econômicos também deve ser bem-feita para precisar se existe uma maneira mais inteligente de usar o seu dinheiro.

Parece bastante interessante financiar o imóvel e pagar a prestação com os juros ganhos em bons investimentos feitos no mercado. Mas, para ter certeza de que isso pode acontecer, você pode precisar da ajuda de um profissional especializado, escolher o investimento certo e calcular todas as variações, impostos e perdas que este investimento pode gerar a longo prazo. Afinal, o imóvel é financiado numa média de 20 a 30 anos. E o mercado financeiro pode variar muito durante esse longo período.

Como comprar imóvel à vista

Muitas pessoas optam por comprar imóvel à vista por se sentirem mais seguras tendo um bem quitado. Dessa forma, ficam responsáveis apenas pelos outros custos de vida. Imaginando que, em média, famílias gastam 30% do seu rendimento com financiamento, trata-se de uma boa folga no orçamento. Dessa forma, ter um imóvel é uma segurança jurídica também como investimento. Pois a moradia é um dos poucos bens impenhoráveis em caso de dívidas, ao contrário dos investimentos, que podem ser alvo de ações judiciais.

Essa é uma informação adicional, mas que ajuda na decisão de como comprar imóvel à vista. Há que se munir de informação, para ter a certeza de que vale a pena para você.

A decisão da melhor forma de comprar um imóvel é sua. Mas quando precisar de ajuda e outras informações, pode contar com a Rio Verde. Acesse nosso site e saiba mais.

Participe da discussão