Apartamento novo ou usado: como escolher a melhor opção?

Apartamento novo ou usado: como escolher a melhor opção?

Publicado em 21/03/2019

Muitas pessoas, na hora de decidir por um investimento no setor imobiliário, ficam na dúvida se devem apostar em um apartamento novo ou usado. Definitivamente, as duas opções têm aspectos interessantes, mas cada qual tem características que podem atender melhor às demandas de um determinado perfil.

O fato é que não dá para comprar uma propriedade sem que você faça uma avaliação muito minuciosa não apenas do mercado, como também das suas próprias expectativas e das necessidades que você e sua família terão nessa nova etapa. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

O que avaliar para escolher um apartamento?

Independentemente de se tratar de um apartamento novo ou usado, existem alguns pontos que devem ser avaliados antes de efetuar a compra ou mesmo de simular um financiamento. O primeiro passo, na maioria das vezes, consiste em definir qual é o seu orçamento disponível, para filtrar melhor as unidades disponíveis e não perder tempo com imóveis que estejam fora desses parâmetros.

A localização também é um aspecto imprescindível e é considerada, por muitos especialistas, como o fator mais importante a ser observado. Para quem é mais tranquilo, o ideal é optar por bairros tradicionais e com vocação residencial. Já para quem é dinâmico e tem foco na vida profissional, regiões centrais podem ser a melhor escolha.

Você também não pode deixar de verificar o potencial de valorização, visto que algumas alternativas podem oferecer o melhor retorno de investimento e maiores margens de lucratividade para o seu capital. Unidades na planta podem ser uma ótima opção, visto que, geralmente, elas passam a valer mais logo no ato da entrega das chaves.

Por fim, temos o estilo de vida moderno. Nos dias de hoje, boa parte das pessoas está preocupada com sua saúde e com maneiras de trazer mais qualidade para sua rotina. Nesse contexto, unidades com áreas de lazer ou espaços para a prática de esportes são mais interessantes e, em linhas gerais, esses ambientes são mais encontrados em apartamentos mais novos.

Diferenças entre apartamento novo e usado

Necessidade de reformas

Uma das grandes vantagens de escolher um apartamento novo é que a unidade não precisará de reformas, algo que seria muito provável se você comprasse uma unidade usada e antiga. Isso é especialmente vantajoso para quem não tem tempo a perder ou para aquelas pessoas que simplesmente odeiam pó, poeira e barulho de ferramentas.

Em empreendimentos residenciais mais recentes, as instalações estão zeradas e você não precisará fazer a modernização do encanamento, da parte elétrica ou até mesmo da decoração. Se você e sua família tiverem cuidado, é provável que só haja a necessidade de manutenção em muitos anos ou até mesmo décadas.

Atualização das funcionalidades

Não é só no que diz respeito a reformas que um apartamento novo pode ser vantajoso, mas também na própria diagramação da unidade, que estará em melhor sintonia com as demandas atuais e o estilo de vida moderno. Um imóvel antigo, por exemplo, foi naturalmente projetado para atender aos moradores de outros tempos.

Como tudo foi construído recentemente, você terá pontos de tomada em todos os cômodos, o que é perfeito para a enorme quantidade de eletrodomésticos e de aparelhos eletrônicos que utilizamos nos dias de hoje. Os materiais utilizados para o acabamento e as instalações também estarão em sintonia com as normas e recomendações da lei vigente.

Condições de financiamento

Você já deve ter ouvido falar que os bancos e instituições financeiras impõem uma série de exigências antes de liberar o crédito para o financiamento, como uma maneira de se precaver de eventuais prejuízos com clientes que não conseguem arcar com as parcelas.

Quando um apartamento é novo, é natural que a sua papelada tenha menos problemas, visto que não será possível ter atrasos em tributos como o IPTU ou o condomínio. Além disso, os bancos oferecem condições e taxas diferentes entre unidades novas e antigas.

Possibilidade de personalização

Outra vantagem de um apartamento novo é que você tem a chance de deixar tudo do jeito que você deseja, colocando seus acabamentos preferidos e decorando de acordo com seu estilo. No imóvel usado, será necessário realizar obras para retirar pisos que não estejam de acordo com o seu gosto, assim como móveis embutidos ou outros itens do gênero.

Como você pode ver, escolher entre um apartamento novo ou usado depende das suas expectativas, mas é importante observar que unidades mais modernas costumam estar em melhor sintonia com o estilo de vida das famílias de hoje.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher entre um apartamento novo ou usado? Quer conferir outros conteúdos sobre mercado imobiliário? Então faça o download grátis do nosso e-book: “Decisões que você precisa tomar antes de comprar seu imóvel”!

Participe da discussão