Apartamento na planta: Vantagens e desvantagens.

Apartamento na planta: Vantagens e desvantagens.

Na hora de comprar um imóvel é natural ficar na dúvida do que pode ser melhor para sua família. Mas, com informação, você fica atento aos prós e contras de comprar apartamento na planta e faz a melhor escolha.

Apartamento na planta ou pronto?

De fato, deixar o aluguel para trás e ter um lugar próprio para chamar de seu é o grande sonho de muita gente. Mas, realizar esse sonho requer um alto investimento. A aquisição de um imóvel não se trata de uma compra simples. É justamente o contrário. São muitos elementos que precisam ser avaliados antes de avançar em uma negociação imobiliária. Então, definir o que é mais vantajoso entre apartamento na planta ou pronto é um bom começo.

Imóvel pronto: o que é importante avaliar para fazer a escolha certa.

Você tem pressa para mudar?

Como está a sua vida? Você já mora em um imóvel próprio ou paga um alto custo de aluguel todo mês? Você mora com a sua família, divide as contas com alguém ou arca sozinho? Possivelmente, um imóvel pronto vai ser muito mais vantajoso para você que precisa se livrar urgentemente de um aluguel caro, por exemplo. Dessa forma, você vai colocar o dinheiro que paga a terceiros para adquirir o seu patrimônio.

Tem dinheiro disponível para dar entrada?

Outro ponto importante de se pensar diz respeito aos recursos que você dispõe nesse momento da sua vida. Tem uma reserva boa para dar entrada? Assim, para um melhor negócio, quanto maior a entrada, menor o montante do financiamento e os juros.

O imóvel está com as instalações novas?

Um imóvel pronto tem que estar em boas condições. Então, verifique se as instalações não são antigas demais. De nada adianta sair do aluguel e mudar para um imóvel antigo com necessidade de constantes manutenções.

O condomínio é alto?

É preciso avaliar quanto vai se gastar com o condomínio do imóvel próprio. Mas fique atento porque geralmente os prédios mais antigos cobram taxas mais altas e possuem recorrentes gastos com taxa extra.

Documentação ok?

Outro ponto importantíssimo é a documentação. Em um imóvel novo ela costuma ser descomplicada, já em um imóvel pronto é necessário pesquisar para saber a situação do imóvel antes de fechar negócio.

Vantagens de um apartamento na planta

Valorização do imóvel.

Ao escolher um imóvel na planta, o comprador paga mais barato e, ao mesmo tempo em que espera a conclusão da obra, acompanha a valorização do bem. Porém, quanto mais próximo da entrega, mais caro ele vai ficando.
Mais valorizado ainda estará se o bairro escolhido tiver potencial de crescimento, recebendo melhorias de infraestrutura, além de empreendimentos como malls e outros condomínios.

Documentação “facilitada”.

Por não ter tido nenhum morador anterior, a documentação costuma ser mais simples, sem dívidas e ações por parte de terceiros.

Prazo para mudança (programação).

Quem compra na planta pode aproveitar o tempo de espera para se planejar melhor em relação à mudança e pensar com calma na decoração do imóvel, por exemplo.

Instalações mais modernas.

Certamente, um apartamento na planta possui instalações mais modernas e tecnológicas. Por ser um apartamento novo, os acabamentos são mais atuais e os materiais utilizados mais funcionais e contemporâneos. Além disso, por se tratar de algo totalmente novo não haverá gastos com manutenções.

Preço acessível

Existe bastante flexibilidade para o pagamento de um imóvel na planta. Assim, é possível negociar os sinais e intermediárias de uma forma mais personalizada. Investir em imóveis é um negócio vantajoso se for feito de forma segura. Dessa forma, um apartamento que ainda está sendo construído custa mais barato que um pronto. Pois o imóvel vai se valorizando conforme for ficando pronto.

Desvantagens de um apartamento na planta

Demora na entrega

Quanto ao do prazo para entrega do Habite-se e das chaves é a grande questão desse tipo de imóvel. Assim, a grande maioria das pessoas desfruta dos benefícios dessa escolha, mas deseja mudar-se o quanto antes e, quanto mais perto se aproxima da entrega, mais cresce a ansiedade pela mudança. Mas se o comprador for planejado e possuir uma clareza em relação ao que deseja dá para passar pelo período de espera sem grandes sofrimentos.

Reajustes com relação à construção

Os materiais de construção orçados em um ano serão de outro valor 2 anos depois. Dessa forma, é necessário estar atento que reajustes poderão ocorrer, desde que não sejam abusivos e não encarecem demais o negócio, vale a pena pagá-lo.

Qual opção escolher?

A resposta é depende. Depende da sua realidade, do seu momento de vida, da sua urgência e real necessidade. Depende se você já possui o valor à vista, uma boa poupança para entrada ou se vai financiar 100%.
Depois de ponderar todos esses pontos que abordamos, caso você opte por comprar um apartamento na planta certifique-se de estar fazendo a transição da forma mais segura possível, verificando a idoneidade da construtora. Então, escolha uma empresa sólida e confiável. Certamente, este é o ponto mais importante!
Clique e saiba mais sobre esse assunto no post “Como saber se a Construtora é confiável?” No nosso site tem muito mais!

Participe da discussão