Confira 4 fatores que influenciam na valorização do seu imóvel!

Confira 4 fatores que influenciam na valorização do seu imóvel!

Publicado em 14/04/2019

Quem busca investir em um bem precisa saber como melhorar a valorização do imóvel. Isso é importante para conseguir fazer um bom investimento e não perder dinheiro, tendo em vista que esse tipo de patrimônio não é barato.

Conforme as revistas Exame e Qualimóvel, o preço médio do metro quadrado no Brasil vem aumentando anualmente, o que demonstra uma alta rentabilidade nesse mercado. Porém, alguns pontos devem ser observados a fim de conseguir achar um imóvel que garanta a rentabilidade. Afinal, é preciso ter em vista que muitos negócios podem parecer bons, mas geralmente escondem problemas.

Para ajudar nessa hora, preparamos este texto que mostrará 4 fatores que influenciam na valorização do seu imóvel. Acompanhe e se informe!

1. Localização
A localização do imóvel é um dos fatores que mais influenciam na sua valorização. Isso acontece porque esse é um dos primeiros pontos que os compradores observam antes de adquirir o bem. É importante que o imóvel esteja próximo de locais importantes e que facilitam o dia a dia, como farmácias, mercados, padarias, escolas e comércios.

Investir em uma região que está em crescimento também é uma ótima alternativa. Afinal, o imóvel terá um valor mais baixo para investimento, mas na hora da venda valerá muito mais, tendo em vista que a localidade cresceu.

2. Estrutura
Outro ponto importante que conta na valorização do imóvel é a sua estrutura: número de cômodos, banheiros, quartos e espaços de recreação são fundamentais para elevar o valor. Isso depende da localidade e do perfil do imóvel, mas, geralmente, unidades com boas opções de cômodos e espaços maiores tendem a atrair mais compradores e aumentar de preço com o tempo.

Essas alternativas são mais versáteis — um quarto a mais pode virar um escritório, a sala de estar com mais espaço tem a possibilidade de abrigar com mais conforto os móveis que os interessados possuem etc.

3. Condomínio
Quando o imóvel é um apartamento ou uma casa localizada em um condomínio, a estrutura e os itens também são muito importantes para a valorização, inclusive as vagas de garagem. Áreas de festa, espaços comuns e outras opções de lazer são estimadas e visadas, pois melhoram a qualidade de vida e dão alternativas para os moradores descontraírem dentro do próprio condomínio.

Além disso, a conservação e a estrutura geral do local também fazem o imóvel valorizar, inclusive quando há um bom investimento na segurança dos moradores e facilidades para o cotidiano, como academias.

4. Acabamento
Um dos pontos analisados por compradores e investidores é o acabamento do imóvel. Utilizar produtos e materiais de boa qualidade dá um ótimo aspecto e ajuda na valorização do bem. O ideal é que a manutenção esteja em dia, mas também que a qualidade dos móveis embutidos, pedras, rodapés, pisos, gesso e outros revestimentos seja boa e que eles estejam conservados.

Imóveis com aspecto antigo costumam ter um preço reduzido, uma vez que o comprador terá que gastar com manutenções, reparos e até mesmo com a troca de determinados itens.

Conhecendo esses fatores que influenciam na valorização do imóvel você pode começar a procurar as melhores opções com a garantia de que está fazendo um bom investimento. Não se esqueça também de contar com empresas especializadas que facilitam essa busca, garantindo segurança e tranquilidade na compra.

Agora que você já sabe mais sobre a valorização de imóveis, não deixe de conferir nosso e-book para apostar no apartamento ideal e mudar a sua vida para melhor!

Participe da discussão