Como escolher uma empresa de engenharia para a execução da sua obra industrial, corporativa ou comercial?

O mercado da prestação de serviços está repleto de opções e saber como escolher a melhor empresa de engenharia garante que sua obra seja cumprida de acordo com as especificações definidas, com qualidade, dentro do prazo e do orçamento.

Uma escolha bem feita, portanto, é fator determinante para o sucesso da execução do projeto e gera, inclusive, alguns diferenciais para seu empreendimento.

Para ajudá-lo a escolher a melhor empresa de engenharia, confira as dicas a seguir.

 

  • 1. Verifique o portfólio da empresa de engenharia

É importante que a empresa de engenharia possua um portfólio de serviços alinhado com o escopo do seu empreendimento. Ao analisar os projetos já executados pela empresa, é importante observar os seguintes pontos:

  • Porte e tamanho das obras,
  • Segmentos de experiencia da empresa.
  • Complexidade das obras considerando os tipos de serviços executados.

Caso seu projeto esteja localizado em uma região muito específica é um diferencial se a construtora que você está avaliando já executou obras nesse mesmo local. Observe também os clientes atendidos e a recorrência de projetos com eles, pois isso demonstra o seu grau de satisfação e a credibilidade da construtora.

 

  • 2. Avalie o tempo e a experiência de mercado

Analise se a empresa de engenharia possui solidez e se já atravessou períodos de crises e se manteve ativa no mercado. Verifique o tempo de atuação no ramo de serviço e a quantidade de obras realizadas nesse período.

 

  • 3. Analise a capacidade técnica e de gestão da construtora

Para fazer a melhor escolha, é importante também analisar a experiência e capacitação dos profissionais envolvidos. A equipe técnica da empresa deve contar com uma diversidade de funções de engenharia e ser aliada no controle dos recursos e processos da obra.

É fundamental, ainda, ter atenção redobrada para analisar os indicadores e procedimentos adotados pela construtora, a fim de garantir os menores índices de acidentes de trabalho – para isso, tenha como parâmetro as taxas exigidas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Por fim, verifique quais são os procedimentos e modelos de gestão adotados pela empresa, assim como as ferramentas, os sistemas e os tipos de relatórios que são apresentados ao cliente para o acompanhamento e controle da obra.

 

  • 4. Procure referências da empreiteira

Como vimos, buscar informações no site da empresa e junto a alguns clientes já atendidos pela construtora pode trazer informações valiosas para orientar sua escolha. 

Para isso, também é válido ir até a sede da construtora que está sendo avaliada e visitar uma obra em andamento e algum projeto já finalizado para conhecer de perto a qualidade do serviço executado.

 

  • 5. Verifique documentações cadastrais e certificações

Outra ação importante é verificar as documentações fornecidas pela empresa, como, por exemplo, as certidões negativas. Também é importante analisar o balanço financeiro, observando o faturamento dos últimos anos.

Verifique também as certificações que porventura a construtora tenha, pois elas darão uma segurança maior em todo o processo de construção da sua obra. É o caso, por exemplo, da ISO 9001, que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa. Existe também a OHSAS 18001, que identifica e gerencia os riscos e perigos à saúde e à segurança ocupacional. E, ainda, caso sua empresa deseje obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que garante a sustentabilidade da construção, é muito importante analisar se a construtora que você irá contratar possui os requisitos básicos que darão suporte para a obtenção dessa certificação.

Você ficou com alguma dúvida sobre como escolher uma empresa de engenharia para executar a sua obra? Então entre em contato com um de nossos especialistas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *